segunda-feira, novembro 26, 2012

Natação e Corrida 1


Olá!
Depois de muito tempo sem aparecer por aqui, vim contar como andam os treinos.
1- Meu garmin continua com problema... Então ele sempre tem marcado os limiares errado.
2- Torci o tornozelo e ele nunca mais foi o mesmo. (tenho que voltar no ortopedista para ver o que pode ser feito)
3- Reduzi o número de vezes que corro na semana. De 4 para 3.
4- Andei aumentando meu percentual de gordura, menos de 1%, mas é significativo, visto que era para ele reduzir. Então comecei uma nova dieta com muito menos carboidrato e muitooo mais proteína. (difícil cumprir com tanto panetone por perto, adoro!)


5- Comecei a tenar a nadar... como assim?
Mudei de academia, e agora posso fazer natação onde estou, mas como aqui na cidade é o período de chuva, quase sempre chove no horário da aula. E eu não estou animaaaada para ir nadar na chuva, até porque acho que vou me afogar! hahaha
De verdade... descobri que eu nem estou tãoo ruim quanto imaginei, me disseram que logo logo vou nadar super bem. Acho que me fala é acreditar. Ainda tenho receio de afogar. (a principio tenho ido 1x na semana, mas quero, em breve, ir 2x).
6- Estou fazendo terapia. Sim, acho que a terapia serve para me auxiliar em várias áreas da minha vida, inclusive nos esportes. Pois aumentando minha auto estima e meu poder pessoal, com certeza farei tudo com muito mais confiança e garra. Não me venho com esse papo de que são áreas distintas da vida e que elas não se misturam. Mentira, querendo você ou não, seus problemas geralmente afetam o seu desempenho em áreas que você nem imagina. Observe isso e me diga depois se estou falando bobagens.

Pra entrar no clima da natação resolvi pesquisar um pouquinho e postar o texto que achei:




A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.


Estilos

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Piscina

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.  A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

Benefícios para a saúde 

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

Modalidades Olímpicas de Natação 

- 50 metros Crawl (nado livre)
- 100 metros Crawl (nado livre)
- 200 metros Crawl (nado livre)
- 400 metros Crawl (nado livre)
- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
- 100 metros costas
- 200 metros costas
- 100 metros peito
- 200 metros peito
- 100 metros borboleta
- 200 metros borboleta
- 200 metros medley
- 400 metros medley
- Revezamentos 4 x 100 metros livres
- Revezamentos 4 x 200 metros livres
- Revezamentos 4 x 100 metros estilos

Principais competições

- Em julho e agosto de 2012, tivemos as competições de natação nas Olimpíadas de Londres. O grande destaque foi o nadador norte-americano Michael Phelps, que conquistou 6 medalhas (4 de ouro e 2 de prata). Os Estados Unidos foram o destaque no evento com 31 medalhas conquistadas (16 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze). 
- Entre 16 e 31 de julho de 2011, ocorreu o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai (China). O país que obteve mais medalhas de ouro foram os Estados Unidos (17 medalhas). Nesta competição, o Brasil conquistou 4 medalhas de ouros, ficando em 4º lugar na classificação geral.
- Os resultados obtidos pelos nadadores brasileiros nas Olimpíadas de Londres 2012 foram piores do que em 2008. Em 2012, ganhamos apenas 2 medalhas. Uma de prata com Thiago Pereira (nos 400 m medley) e uma de bronze com Cesar Cielo (50 m livre).

Curiosidades:
- As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.
- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
- O recorde olímpico dos 50 metros livres é do brasileiro Cesar Cielo. Ele fez a prova em 21s30 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
- A piscina do Centro Aquático de Londres, palco das provas de Natação das Olimpíadas de Londres 2012, tem 3 metros de profundidade. São dez raias de 2,5 metros de largura. A temperatura da água, durante as provas, será de 26ºC.
- Nas Olimpíadas de Londres 2012, após ganhar seis medalhas, Michael Phelps se tornou o atleta com mais medalhas olímpicas da História. Em três Olimpíadas disputadas foram 22 medalhas conquistadas, sendo 18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
- Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natação.


Bom treino para todos.